Phone in Focus

Descobrindo novas tecnologias portáteis

O que esperar do verdadeiro Xperia Z4

O Xperia Z4 foi anunciado há alguns meses no Japão e decepcionou completamente todos os fãs da marca.
Trouxe o tão prometido Snapdradon 810, mas no quesito tela, câmera, RAM e design aparentemente nada mudou, e ainda houve um downgrade na bateria de 3100mAh do antecessor para 2915mAh. As mudanças foram tão ínfimas que a Sony decidiu por distribuir o aparelho internacionalmente como Xperia Z3 Plus.
Mas, ao observarmos mais atentamente, notamos que não é bem assim:
A memória interna agora é de no mínimo 32GB, o que segue a tendência de eliminar flagships com meros 16GB de memória.
A tela, apesar de pouco ter sido esclarecido pela Sony, mostra-se com cores mais vivas, maior brilho e melhor responsividade quando a tela está molhada.
No design as mudanças foram poucas mas estão lá: não há mais tampa para o USB e só há uma grande tampa lateral para o MicroSD e microSIM. A traseira não é mais de vidro e sim de alumínio, que dissipa melhor o calor e, além disso, as bordas tem um leve chanfrado em relação a traseira, melhorando o apoio em lugares lisos.
Há ainda a câmera, que apesar de manter tudo igual no hardware, trouxe melhorias com relação a controles manuais. Também houve grande melhoria na câmera frontal, agora com 5MP.
E o processador, o todo poderoso Snapdradon 810, que aparentemente é o maior upgrade do Xperia Z3 Plus, na verdade é um tiro no pé. Isso porque ao atingir altas temperaturas ele sofre com trothling e seu clock é diminuído, prejudicando o desempenho com o uso prolongado, como em jogos. É interessante notar que, apesar de ser o mais potente em benchmarks, ele perde no dia a dia até para o Snapdradon 801 e 805.
E o downgrade na bateria é um tanto esperado, visto que, apesar da diminuição de 100 mAh de  bateria do Xperia Z3 com relação ao Z2, o mesmo apresentou durabilidade muito maior, então é provável que o mesmo aconteça, visto que a  tela e o processador do Z3 Plus demandam menos energia, fazendo assim o sacrifício para atingir os 0,7cm de espessura não causar tanto prejuízo.

Afinal, como deveria ser e o que devemos esperar a partir de agora?

A Sony distribui o seu novo celular como Xperia Z3 Plus, o que nos dá a certeza de que ainda veremos o Xperia Z4 definitivo esse ano.
Todos esperavam uma tela 2K, mas a Sony já afirmou que não irá usar essa resolução tão cedo, o que os usuários mais esclarecidos sabem que é uma sábia decisão, já que, a olho nu, não se nota diferença alguma, de 450dpi para 560dpi, e o aumento da resolução só iria gastar mais bateria e processamento em vão.
Sabemos que a Sony está desenvolvendo um novo sensor de câmera curvo que promete trazer qualidade nunca vista em dispositivos portáteis. Estamos esperando há mais de um ano por isso e não vamos desistir. É justo torcer também pela possibilidade do formato RAW nas fotos.
Há ainda o USB Type-C, que é simplesmente fantástico, trazendo apenas um tamanho de plug para todos os dispositivos, permitindo maior transferência de dados e em maior velocidade, e maior transferência de energia. E tudo ao mesmo tempo. Vários dispositivos estão adotando o novo padrão, então é de se esperar que o Z4 traga essa versão.
Quanto à RAM, ainda se questiona a necessidade de 4GB, o que de qualquer maneira seria bem vindo, mas o que mais queremos é que esta seja DDR4, como alguns tops já presentes no mercado.
Esperamos ainda, e principalmente, o novo processador Snapdradon 820, que promete ser mais potente que o 810 e ao mesmo tempo corrigir o problema de trothling. Estamos otimistas quanto a isso pois a Xiaomi anunciou que deve lançar um smartphone com Snapdradon 820 ainda esse ano.
Sabemos que a Sony é uma das líderes no que diz respeito à bateria, mas nunca é demais esperar qualquer melhoria nessa área também. Afinal, ninguém liga para celulares finos, queremos mais bateria!

Compartilhe este artigo